Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Piorou a forma de fazer

O trânsito na cidade piorou depois da pandemia. Mas não piorou porque tem mais carros nas ruas, não. Piorou porque piorou a forma de fazer. As pessoas estão mais egoístas, olhando só o próprio umbigo. Dane-se se a lei diz que não pode. “Eu quero, eu faço”.

O cidadão vai a cinquenta pela rua, de repente breca, lembra de ligar o pisca-alerta e para. Mas para na rua! Não encosta, não tenta se encaixar num buraco em que não atrapalhe… Ele para na pista, pouco se importando com o nó que nasce atrás dele, com a rua congestionada, com o cruzamento fechado. Para ele é ele e mais nada. Tanto faz o que os outros queiram ou digam, ele para e para o mundo, porque ele parou onde não podia, por mais tempo do que o razoável.

A regra vale para caminhão de entrega de bebida, mãe buscando filho na escola, motoristas em geral, motoristas especiais e o mais que anda pelas ruas.

Pode mais quem grita mais, quem é mais mal-educado, quem não respeita o próximo, porque não sabe que nas democracias sua liberdade termina onde começa a do outro.

O outro, sinceramente, que se dane. Não é problema meu. Eu tenho o direito de fazer isso ou não fazer, tanto faz se é ilegal, se atrapalha, se não pode… “eu quero, eu faço”.

O mais cruel é que o exemplo vem de cima, na falta de respeito dos que deveriam dar o exemplo com tudo que não lhes interesse, começando por cumprir a lei. “A lei… ora, a lei… A lei é para meus inimigos. Para meus amigos, tudo”, inclusive dinheiro barato.

O triste é que não há luz no fim do túnel, não tem nada que diga que pode melhorar. As sociedades melhoram com saúde e educação. É justamente aí que o governo decidiu cortar porque é ano de eleição.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.