Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

James Webb

E a humanidade ganhou novos olhos, muito mais potentes, capazes de desvendar o passado.

O telescópio James Webb enviou as primeiras fotos feitas de sua órbita a mais de um milhão de quilômetros de distância da Terra. E o que veio é fascinante! De repente a história das galáxias ganha começo, explica o meio e permite imaginar o fim.

Imagens de bilhões de anos atrás chegam agora, depois de percorrerem distâncias inimagináveis, bilhões de anos luz, para se materializarem nas fotos divulgadas pela NASA.

O feito é basicamente norte-americano, mas engrandece toda a humanidade. O ser humano tem olhos para ver o passado e o passado tem o condão de contar o futuro.

Não precisamos mais dos oráculos. Delfos perdeu a razão de ser. Com base nas fotos, é possível desenvolver os cálculos necessários para fazer as projeções e um dia entender o futuro.

Galáxias nascem, crescem e morrem. Depois da expansão, a retração e a extinção. Entre elas e os dinossauros não há diferença na essência. Por que nós faríamos de outro jeito? Não faremos. Um dia o sol vai se apagar, a lua cairá na Terra e nosso planeta sumirá, um grão de pó perdido na imensidão de bilhões de galáxias.

Se o fim não for este, será parecido, mas agora é hora de comemorar. De brindar o encontro com o passado distante, com o começo do universo e a possibilidade de compreender um pouco mais os mistérios cósmicos, a origem da nossa origem e, depois, o depois.

Da mesma forma que as caravelas tiraram a Terra da caixa dos mistérios, o telescópio James Webb abre a caixa de Pandora e retira de seu coração o começo do universo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.