Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma notícia boa

[Crônica do dia 13 de julho de 1998]

No longo caminho da Crônica da Cidade, em mais de cinco anos e meio no ar, as notícias e os temas têm variado de tom, indo do alegre ao triste e do cômico ao trágico, no ritmo da vida.

Ás vezes, por conta do tema, a crônica foi além de São Paulo, entrando em searas nacionais e até mundiais, como com o holandês que tomou viagra sem precisar e acabou num hospital espanhol, passando vexames inacreditáveis pelas consequências do seu ato, que quase perpetuaram no seu corpo os efeitos milagrosos do remédio.

Se em algumas situações ela foi triste, outras compensaram esta tristeza, dando a contrapartida do inusitado, do fantástico e até do amor para quebrar a melancolia e o cinza que São Paulo volta e meia nos dá.

Hoje, a sensação quente que a boa notícia traz em si volta, na informação de que o Brasil conseguiu diminuir a propagação da Aids entre as mulheres e em relações heterossexuais. É, num momento delicado da saúde pública nacional, quem sabe, o fôlego que permitirá a virada.

O reencontro com a eficiência perdida em função do nepotismo e do leilão político de cargos que exigem competência profissional. A Aids nunca foi combatida com o rigor que seria desejável. Razões as mais estapafúrdias se somaram para que o terrível vírus ganhasse espaço entre a população brasileira, colhendo sua dose de vidas, inclusive onde ele não deveria prosperar.

Por conta de medos religiosos e de religiosos que põem medo em que não deveria tê-lo, a epidemia se alastrou de forma descontrolada, atingindo números apavorantes e trágicos, e colocando o país numa posição de evidência negativa no cenário mundial.

A diminuição do número de mulheres com a doença é o alívio e o incentivo para que o governo não abandone a luta, dando para milhares de brasileiros a chance de viver.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.