O lago esvaziou

[Crônica do dia 19 de março de 2009]

O Lago da Aclimação esvaziou. É assunto para se comer frio, porque tem gente querendo por a culpa no prefeito, mas é injusto. O lago não esvaziou porque o prefeito mandou que as águas que fossem embora; ele esvaziou porque as águas se foram, sem pedir permissão para o prefeito.

Sem dúvida nenhuma são águas indisciplinadas. Afinal ir embora sem permissão do prefeito não é de bom tom. Mas, quantas vezes você vai embora de algum lugar, sem pedir permissão para o prefeito? Mais que isso, quantas vezes você pensou em pedir permissão para o prefeito, seja lá para o que for?

As águas também não achavam que precisassem da permissão do prefeito. Elas simplesmente saíram, como você ou eu fazemos todos os dias, quando saímos de casa de manhã cedo para trabalhar ou seja lá o que for.

O lago da Aclimação era a casa das águas. Elas não estavam com vontade de ficar em casa, então saíram. Aproveitaram a desculpa do carnaval, meteram bronca, abriram os fundos do lago e foram embora, dizem até que fantasiadas de chuvas de verão, ver se pegavam carona em algum bloco de rua.

Não é normal as águas gostarem de carnaval? Se não fosse, você acha que choveria invariavelmente nos dias de Momo? Faça um retrospecto, e diga: Tem carnaval sem chuva?

As águas das chuvas costumam ser carnavalescas e as águas do lago só quiseram encontrar suas irmãs das nuvens e aproveitar os dias de brincadeira, se divertindo, pulando e sambando feito qualquer mortal. Elas nunca imaginaram que causariam transtornos a alguém, nem que os cisnes não teriam onde morar. Se o fizessem, com certeza não saiam.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.