Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O retrato de um ovo

[Crônica do dia 25 de abril de 1997]

Pela designação de ovo entende-se o ovo de galinha, devendo os demais serem acompanhados da indicação da espécie de que procedem. Por exemplo, ovo de pata, ovo de avestruz, etc..

O ovo, de acordo com a coloração da casca, será ordenado em dois grupos: 1 – brancos e 2 – de cor. Enquadra-se no grupo 1 o ovo que apresente casca de coloração branca ou esbranquiçada. Enquadra-se no grupo 2 o ovo que apresentar casca de coloração avermelhada.

Isto posto, não há que discutir, ovo é de galinha. E qualquer ovo será sempre de galinha, todas às vezes que não vier acompanhado da sua origem, por exemplo, ovo de pata, ovo de cobra, ovo de peixe, ovo de pardal, etc..

Não importa se é evidente que o ovo em questão não é um ovo de galinha e que não é possível confundir um ovo de galinha com um ovo de codorna. Se o ovo for chamado de ovo, sem a complementação que o diferencie, o ovo de codorna será um ovo de galinha, assim, como o ovo de cobra também será ovo de galinha, independentemente de dentro dele sair um filhote de jararaca com veneno para matar um homem.

Se o homem morrer, o boletim de ocorrência deverá trazer que o homem morreu em consequência de um acidente com um ovo de galinha, impropriamente utilizado por uma jararaca para acondicionar o seu filhote.

Quem, andando pelo campo, encontrar um ovo, ao referir-se a ele como ovo, dirá que encontrou um ovo de galinha. A única variação possível é a sua tipificação, que poderá ser do grupo 1 ou do grupo 2, dependendo da cor da casca.

Assim, os ovos das galinhas caipiras estarão sempre enquadrados no grupo 2, ao passo que os ovos das galinhas de granja poderão ou não estar num ou noutro grupo.

Se o ovo encontrado não for branco nem avermelhado, com certeza não é um ovo de galinha, daí ser necessário informar que o ovo encontrado não é apenas um ovo, mas um ovo de alguma outra coisa, incluídas as cobras, o que pode resultar na morte por picada de cobra do descobridor do ovo de cobra, que terá pouco tempo para dizer qual o tipo de ovo ele encontrou.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.