Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tome e ganhe

[Crônica do dia 5 de maio de 1997]

Uma das grandes vantagens dos produtos que vendem mal é que invariavelmente, quando descobrem que estão vendendo mal, os responsáveis por eles inventam campanhas milionárias e dão brindes, tentando reverter o quadro e alcançar de novo os seus concorrentes.

Dentro desta linha, mais antiga do que o assassinato de Abel, os diretores do suco XPTO, o único que não tem herbicidas, decidiram reverter o comportamento de suas vendas, lançando uma campanha quase milionária, com prêmios tão maravilhosos quanto bicicletas sem pneus ou bolas de futebol com pouco uso.

Como sempre, neste tipo de promoção, os prêmios vêm gravados no fundo das tampinhas das garrafas, e basta encontra-los para troca-los nos postos autorizados, que são quase todos os supermercados que vendem o suco XPTO, que é sempre difícil de ser achado, daí ser difícil trocar a tampinha pelo prêmio.

Mas a direção da firma decidiu que apenas bolas com pouco uso e bicicletas sem pneus não eram suficientes para levarem o seu produto aos píncaros de vendas por eles sonhados, e acrescentaram à campanha um prêmio alucinante, capaz por si só de revolucionar o consumo no Brasil: um DKW Fissore, com apenas 345.786 km rodados!

Para quem não sabe, o DKW Fissore é um dos antecessores do Audi. daí a certeza de sucesso da campanha do suco XPTO. Com um antepassado do Audi como prêmio especial não há como a promoção não dar certo.

As esperanças dos fabricantes do suco são tão grandes que eles já informaram sua rede de distribuição que estarão à postos, inclusive nos feriados, para distribuírem milhares e milhares de garrafas extras, que, por conta do Fissore, serão bebidas na mesma velocidade que os camelos esgotam os oásis.

Afinal, quem pode resistir a uma maravilha do porte dum Fissore, é verdade que usado, mas não tão usado assim?

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.