Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A FIFA está certa

[Crônica do dia 25 de agosto de 2010]

Futebol é a vida colocada num campo, ou numa moldura relativamente pequena, com 22 pessoas jogando e mais 4 controlando o jogo. 22 representam os seres humanos, 4 representam as forças superiores além do nosso controle.

Destino, sorte, fatalidade, hora e vez. O jogo de futebol é mágico porque nele a vida é retratada em toda sua crueza, sua crueldade e sua beleza. Com todos seus imprevistos, suas surpresas, sua forma de consertar o torto entortando mais ainda o que já nasceu sem jeito.

Por que a bola que bate na trave de um goleiro faz uma curva e entra no gol e a que bate na do goleiro do outro time faz uma curva ao contrário e saí, para a linha de fundo?

Por que a mesma bola chutada com toda arte pelo atacante pega efeito e passa a 2 centímetros da trave, enquanto chutada com a canela, caprichosamente desvia do beque e entra no canto, rolando mole, meio centímetro fora do alcance do goleiro?

Por que o time que joga melhor, de repente, numa única jogada do adversário, perde um jogo que estava ganho?

A emoção do futebol é isso e muito mais. E o muito mais passa pela possibilidade do árbitro errar; do bandeirinha não marcar um impedimento; do pênalti ser cavado; do gol ser feito com a mão.

Passa pelo grito de juiz ladrão, pelo huuuuu, quando a bola passa rente, pelo grito mágico que redime todos os pecados – goooooool.

Colocar equipamentos para repassar a jogada e mudar a decisão do árbitro é tirar do jogo uma parte importante da sua razão de ser. Futebol não é tênis. É o contrário. Futebol é a vida representada no gramado. O erro e a má fé fazem parte dele, até pra dar mais graça ao jogo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.