Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A passagem do tempo

[Crônica do dia 17 de setembro de 1997]

O tempo passa. Passa de várias formas, a começar pelo giro da terra ao redor do sol, marcando os anos a cada trezentos e sessenta e cinco dias. Passa nos dias que passam, rápidos ou lentos, dependentes duma série de fatores que os encompridam ou encurtam.

O tempo passa nas filhas que crescem, em suas dúvidas que mudam e em seus anseios. passa no primeiro baile da prima que faz 15 anos. Nos passos da valsa dançada meio que sem jeito.

Passa no brilho dos olhos refletindo a descoberta da vida. no encanto da menina virando mulher. Na descoberta do que elas imaginam que é o amor.
O tempo passa. Passa na casa que precisa ser pintada, no carro que já é outro, na fazenda que não é mais minha.

Passa nos primeiros cabelos brancos. na idade que aumenta, inexoravelmente, ano após ano. Nos primeiros amigos que se vão. Nos parentes que se vão… e nas ilusões que a vida desmascara.

O tempo passa no nosso brilho refletido numa galáxia a milhões de anos luz.
passa nos sonhos dos quais a gente acorda. Na corrida sem sentido que nos põe frente a frente, todos os dias, com a vida.

Passa no dinheiro que é preciso ganhar, no trabalho que enobrece, no futuro distante que de repente já é passado.

O tempo passa. Passa nas músicas e nos filmes que tocam as músicas de trinta anos atrás. Na cara dos atores que envelheceram. nas estórias que falam de outro mundo, com outra face.

O tempo passa, mas o tempo também fica.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.