Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Óculos multifocais

Durante mais de dez anos eu insisti num erro de avaliação que me torturou durante todo o tempo, sendo que bastava uma pequena ação para o mundo mudar de cor e as coisas, literalmente, entrarem no foco.

Faz muito tempo que eu sou míope. No CPOR eu descobri que precisava de óculos para atirar com mosquetão em alvos a duzentos metros. E, logo depois, descobri que precisava de óculos para dirigir de noite porque perdia a noção de profundidade. Então, nessas ocasiões, eu colocava meus óculos e tocava em frente, em paz com a vida.

Só passei a usar óculos constantemente alguns anos mais tarde, quando fui fazer minha pós-graduação na Alemanha. Lá eu descobri alguns confortos importantes para quem usa óculos e, nos idos de 1979, retornei para o Brasil com óculos que escureciam e clareavam, conforme a luz ambiente.

É um longo percurso que agora acaba de ser radicalmente chacoalhado por uma descoberta maravilhosa. Os óculos multifocais funcionam! Isso mesmo! Acabo de descobrir o que o mundo sabe faz tempo: os óculos multifocais funcionam. Os meus que eram errados.

Durante muitos anos eu tinha que carregar dois óculos: o multifocal para usar o computador e o comum para as outras situações. Ficar o tempo todo com o multifocal me dava tontura e, além disso, invariavelmente eu perdia o foco.

Eu estava conformado e convencido de que não tinha o que fazer, até que fui ao oftalmologista que, depois de me examinar, me deu uma nova receita para meus óculos. Os multifocais e os comuns.

Ao experimentar o multifocal novo o mundo virou de ponta cabeça. Eu vi perfeitamente, não fiquei tonto, nem perdi o foco. Meus amigos e amigas, o mundo está de outro jeito. Nada como ter os óculos certos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.