Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cavalo arreado não passa duas vezes na sua frente

Antes era cedo, agora já é tarde. A hora é a hora. Antes da hora não resolve, depois da hora não tem o que fazer. Quem perde a hora perde o bonde, o trem, o metrô, o jogo de pôquer na casa do Alberto.
Tem quem tem tanto medo de perder a hora que faz fila na bilheteria dois dias antes de começar a vender os ingressos e o pior é que, quando abrem as vendas, está no banheiro e, quando volta, a bilheteria já fechou.

Tem quem acha que sempre dá tempo e que dá pra sair um pouco mais tarde, sem tanta pressa, porque não vai salvar o pai da forca, nem a mãe da fogueira. Isso é enredo de ópera e a vida real é muito diferente. Não afoba que vai dar tudo certo. Só que não dá. Atrasa cinco minutos e a porta fechou. Lá se foi o Enem, o concerto de Brahms, o baile funk.

Tudo tem sua hora e sua vez. Quem dizia era Augusto Matraga, que morreu na hora certa, nem antes, nem depois, e foi pro céu na sequência de Seu Joãozinho Bem-bem. História de Guimarães Rosa, que sabia das coisas e escreveu que “sapo não pula por boniteza, mas por precisão”.

Trânsito ruim, greve, piquete na beira da estrada, falta de atenção da autoridade que deveria monitorar o caso, o fato é que se atrasar, nos dias de hoje, é coisa de um segundo e aí dá tudo errado.

No Brasil, atrasar faz parte do ritual do poder. Os poderosos podem atrasar. A exceção são os médicos. Estes, tanto faz se são poderosos ou não, atrasam quase sempre. Quem tem consulta marcada que o diga.

Mas Deus é rigoroso com essas coisas. É ler a Bíblia para não se ter dúvida. E as passagens são didáticas. Ensinam como se deve preceder para obedecer a vontade divina que preza muito a pontualidade. Os alemães sabem disso, por isso, em Berlim você acerta o relógio no horário dos pontos dos ônibus. Aqui é menos rigoroso. O resultado é que nem tudo dá certo, porque Deus não coloca duas vezes cavalo arreado na sua frente.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.