Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A espatódea da rua Atlântica

[Crônica do dia 15 de janeiro de 2003]

Quando eu era menino, uma vez, na fazenda, durante uma visita ilustre, um meu tio disse para o convidado francês, fascinado com a árvore florida, que o nome da espatódea era “mijá-mijá”.

Mija-mija era o nome que nós dávamos à árvore por causa de suas flores, que antes de abrirem guardam água dentro e por isso, quando apertadas, esguicham a água na cara de quem está na frente.

Era comum nas férias de verão fazermos guerra de mija-mija nas encostas do jardim atrás da piscina. Uma pirambeira boa para criança brincar, com degraus e barrancos íngremes, onde era fácil rolar, para escapar do jato jogado contra você.

O mija-mija atrás da piscina, até hoje, é uma árvore imensa, alta com galhos amplos, que domina o morro onde está plantada, mesmo estando no meio da encosta.

Eu só descobri que o nome certo dele era espatódea muitos anos depois, andando pelo pedaço com minha tia-avó Lia, que era a responsável pelo jardim da fazenda, e que fez dele um dos jardins mais bonitos que eu conheço no Brasil.

Com certeza é por causa desta árvore que eu acho as espatódias em geral árvores lindas, mesmo elas ainda não estando grandes. E na época de sua florada, nos meses de verão, elas ficam maravilhosas com seus cachos de flores vermelhas claras contrastando com o verde denso de suas folhas.

Foi por causa da riqueza desta florada que eu descobri que a rua Atlântica tem uma espatódea deslumbrante, grande, com os galhos altos e amplos ocupando um enorme pedaço da rua. É uma árvore quase tão impressionante quanto o mija-mija da minha infância.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.