Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dois lados da mesma chuva

[Crônica do dia 30 de novembro de 2007]

As chuvas de verão estão chegando. As primeiras tempestades já caíram e não deixam dúvida que, como acontece todos os anos, este ano São Paulo, mais uma vez, vai inundar. A aleatoriedade é só uma questão de onde, no resto, é risco certo.

Bueiros entupidos somados a impermeabilização crescente do solo não pode ter um final diferente. Vai inundar porque não tem como a água escoar. Não tem cano, nem caminho.

Com as chuvas de verão a coisa vai ficar preta pra muita gente. Uma parte já está acostumada e sabe que não tem muito pra ser feito, exceto rezar para o estrago não ser grande, ou a enchente começar 200 metros pra frente.

Mas tem gente que sentirá o gosto do estrago pela primeira vez. E para estes é mais doído. A gente sempre acha que só acontece com os outros, até o dia que acontece conosco.

O duro é que nestas desgraças o rombo sempre aumenta, alavancado pela morte de uma ou mais pessoas, levadas pela correnteza, ou soterradas dentro de um imóvel em área de desmoronamento.

De outro lado, as chuvas de verão são a razão de ser de milhares de velas acesas por milhares de pessoas envolvidas no negócio de gerar energia para o país não parar.

Se não chover muito, mas muito mesmo, a crise do gás se agrava pela falta de água para mover as turbinas das hidroelétricas, bem no momento da seca.

Tem que chover, tem que chover, tem que chover. A questão é como fazer a chuva cair no lugar certo, em cima das represas e não em cima das cidades. O resto é sonho e muita esperança.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.