É proibido agachar nas estações de Brasília

[Crônica do dia 4 de fevereiro de 2002]

Pode parecer incrível, mas agachar nas estações de metrô de Brasília pode dar cadeia. A informação veio de uma das fontes mais quentes da Capital Federal, um dos correspondentes da Rádio Eldorado, que decidiu levar a família para conhecer o metrô do Distrito Federal e quase acabou preso porque teve uma câimbra enquanto esperava o trem de volta, e se agachou na estação, ficando de cócoras para aliviar a dor.

Pouco depois dele sentir a câimbra e se agachar, foi abordado por uma zelosa agente de segurança que de forma truculenta mandou que ele se levantasse.

Como a tentativa de argumentação com a autoridade se mostrou inútil, porque a agente queria porque queira que ele se levantasse, pouco importando o motivo porque estava agachado, o correspondente da rádio pediu a ela com base em que lei ela exigia que ele se levantasse, e se ela não sabia qual era a lei, por que ele deveria fazê-lo?

O resultado da pergunta foi a agente de segurança dizer que estava sendo desacatada e, como ela era autoridade, sair em busca de reforços, retornando para a cena do crime acompanhada de dois policias firmemente dispostos a darem voz de prisão para quem ousava ficar agachado na plataforma do trem, mesmo recebendo ordem para se levantar.

Vendo a coisa ficar séria, nosso herói se levantou, mas ficou em um pé só, perguntando aos policiais e à agente de segurança se assim ele poderia ficar ou se também era crime ficar em um pé só dentro das estações de metrô de Brasília. O resultado foi fantástico. Tanto os policiais como a enérgica agente concluíram que o correspondente da rádio era louco e para evitar problemas, foram embora.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.