Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O abismo

Alguns livros te pegam de um jeito, outros batem de outro. Enquanto alguns você não chega no final, outros não dizem muita coisa e, depois de lidos, são esquecidos. Mas tem aqueles que, desde a apresentação, te fascinam, te hipnotizam, te fazem ter certeza de que um bom livro é das melhores coisas que existem. E um grande livro é melhor ainda.

Quando recebi o novo romance do meu amigo Mafra Carbonieri, tive certeza de que estava diante de um livro especial, ou de dois livros especiais, porque o romance foi impresso em dois volumes, numa edição maravilhosa, começando pela capa, entrando no corpo, na diagramação e nos tipos.

Eu gosto de ler livro em papel. Gosto do toque, da consistência, do peso e, quando eu tinha olfato, gostava do cheiro.

Os dois volumes de “O Abismo” não poderiam ser mais felizes, O autor acertou na mão da apresentação e, conhecendo o Mafra, com certeza, a história também seria especial. E era, ou melhor, é.

“O Abismo” é um romance fascinante, daqueles que você não consegue parar de ler porque você tem que saber o que vai acontecer em seguida e não dá para esperar até amanhã.

A história se passa em Conchal e, com a descrição da vida da cidade, você se sente nela, convivendo com os personagens, andando pelas ruas, vendo a estação do trem, as fazendas, as matas na barranca do rio.

É um romance denso, com todos os personagens de alguma forma interagindo com os outros e a cidade e o seu entorno indo além de serem apenas o cenário.

O traço comum entre os personagens é que são quase todos imigrantes ou descendentes de imigrantes. Daí pra frente, vou parar de dar spoilers porque o que vale é ler o livro, descobrir seus segredos, entrar na sua vida e ao final ter certeza de que se trata de um grande livro.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.