Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Holocaustos

Tem gente que diz que nunca aconteceu. Não é verdade, aconteceu e foi terrível. Mais de seis milhões de judeus foram deliberadamente mortos com requintes de crueldade pelos nazistas, a grande maioria entre 1937 e 1945. Mas não foram somente judeus que foram mortos pela fúria bestial dos seguidores de Adolf Hitler. Adversários políticos, homossexuais, ciganos, ucranianos, poloneses, russos, franceses, holandeses, etc. conheceram o horror dos campos de concentração e os porões da Gestapo.

Quem nega, e tem gente que nega, só precisa entrar na internet e procurar palavras como Auschwitz, Dachau, Bergen-Belsen, Sobibor ou Treblinka para descobrir que a negativa é falsa, que o extermínio deliberado de milhões de pessoas foi algo que aconteceu de forma sistemática, cientificamente levado a cabo, desde a prisão, o transporte, a vida no campo, a morte com o máximo de eficiência e os fornos crematórios.

Quem sabe a imagem mais cinicamente cruel seja a frase gravada na grade do portão de entrada de Auschwitz: “Arbeit macht frei” (o trabalho liberta). Para quem quer se aprofundar no que aconteceu e na crueldade humana, recomendo a leitura do livro “Isto é um homem?”, de Primo Levy.

Mas não foram apenas os nazistas que ao longo dos últimos cento e poucos anos se esmeraram em matar milhões de seres humanos, em nome de “verdades” apavorantes, que insistem em seguir vivas e com seguidores fanáticos, como se o seu horror fosse piada ou não tivesse acontecido.

Belgas, no Congo. Os soviéticos e seus mais de vinte milhões de camponeses mortos de fome. Os chineses, com Mao Tsé Tung. O Khmer Rouge, no Camboja. Os cubanos e a “ternura” de Che Guevara. O Brasil, com os jovens de periferia e agora os Yanomami.

O ser humano em nome da paz faz a guerra, da ordem cria o caos e da civilização atiça a barbárie. E tem quem se acha semelhante a Deus.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.