Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Duas certezas

Confesso que eu só tenho duas certezas. A primeira é que todos nós, mais dia, menos dia, vamos morrer e a segunda é a absoluta incerteza sobre todas as certezas sobre o futuro.

Morrer é tão certo quanto nascer e nascer não mais do que o primeiro passo em direção à morte. Como diz um amigo, “a gente nasce, cresce, fica bobo, casa, envelhece e depois morre”. Ou não. Tem os que não passam por todo o processo por vontade própria e os que abandonam o barco antes da hora, por força do destino.

Os gregos diziam que a vida está nas mãos das três Parcas: uma fia, a outra determina o tamanho e a terceira corta o fio das nossas vidas. A vela se acende e se apaga, na maior parte das vezes independente de nós.

Mas se morrer é uma certeza, que então a morte venha como acontece com os que por alguma razão Deus gosta, misericordiosa, num ataque fulminante que a gente não sente, ou dormindo – como diz o caipira “acordou morto”.

A outra certeza é tão certa quanto a morte. Eu tenho a mais absoluta dúvida sobre as afirmações peremptórias a respeito do futuro “vai ser assim” ou “vai se assado”.

“Vocês irão se arrepender porque o fogo dos céus vai cair nas suas cabeças.”

Ora, se nos dias de hoje nem o passado é certo, como garantir o futuro? Quem imaginaria que as estátuas de Lenin seriam derrubadas? Que o General Lee deixaria o centro das praças dos Estados Confederados? Que a história do mundo seria recontada de outro jeito?

Pois é. Aceite o presente e aprenda com seu passado, mas não acredite em quem disser que sabe o futuro. O único que sabe essas coisas é o Criador e ele não deu procuração para ninguém falar em seu nome.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.