Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quarta-feira de cinzas

Hoje seria o fim do carnaval. Ao meio-dia o Brasil voltaria a girar, com as exceções de praxe insistindo em bater bumbo e tocar corneta. Ao longo das praças, foliões deitados na grama, ainda curtindo o porre, antes de descobrirem que a vida ressuscitou, e o mundo segue em frente, na toada da fumaça dos ônibus recalibrando o ritmo do mundo.

Quarta-feira de cinzas sempre foi fim de folia, fim de carnaval. Foi, hoje não é mais.

Agora é só uma parada no meio da semana, acenando com o fim de semana que vem como mais um degrau na longa festa que se estende por três longas semanas e não mais meros quatro dias. Quem pode mais chora menos.

Quarta-feira de cinzas não dá pro cheiro, hoje é só descanso, porque depois de amanhã a festa volta pras ruas e os trios elétricos vão puxar de novo milhares de pessoas pulando como se fosse o último dia e o asfalto estivesse derretendo.

Hoje, carnaval é muito mais. Pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval. É festa pra ninguém botar defeito e deixar todo mundo feliz da vida fazendo ou deixando de fazer seja lá o que não for.

Imagine alguém de sessenta anos atrás vendo o que corre solto hoje. O tumulto nas ruas tomando o espaço dos salões, as músicas cantadas do alto dos trios elétricos no lugar das marchinhas de antigamente.

Que Jardineira, que Pastorinhas, que nada! Agora o funk ferve solto nas caixas gigantes chacoalhando os caminhões. E tudo que podia ser não é, enquanto o que é diz não sou.

Antes, agora era tarde, quarta-feira de cinzas era o dia seguinte da festa. Hora dos últimos desgarrados voltarem pra casa, tirarem a fantasia, entrarem no banho frio e vestirem seus ternos para voltar pro trabalho.

Ainda bem que hoje é agora. A festa só acaba na segunda que vem.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.