Do jeito que vai, vai mal
Tem gente que acha que insistir naquilo que deu errado várias vezes vai fazer, em algum momento, dar certo. Então faz a primeira, dá errado, faz a segunda, dá errado e faz a terceira, achando que por algum mistério cósmico vai dar certo. Não dá. Não tem razão para dar.
Eu sei que não é dele, mas meu pai dizia que errar é humano, insistir no erro, diabólico. Por alguma razão incompreensível, o Brasil tem gente que adora insistir no erro e não aprende, mesmo dando errado todas as outras vezes em que tentou fazer dar certo.
Populismo é ruim e nós temos um populista na Presidência da República. Só que ele não percebeu que o mundo de hoje não é o de vinte anos atrás, que as coisas mudaram, que o mar não está pra peixe pequeno e que os ânimos estão suficientemente acirrados para o caldo entornar.
Até agora, o Governo não governou. Não disse a que veio e as poucas ações do Ministro da Fazenda para baixar o fogo foram boicotadas por ataques sem pé, nem cabeça, desferidos pelo Presidente, que insiste em chamar de golpe o processo que retirou Dilma Rousseff da Presidência e que teve na origem ações como a que agora parece que querem repetir, apesar de ter dado errado e resultado no impeachment da Presidente.
Imaginar que o presidente é bobo é ser mais bobo ainda. O Presidente é dos mais calejados líderes do país, com enorme bagagem política e talento para entender as massas. A viagem ao litoral norte que o diga.
Ele tem tudo para fazer um governo que redimirá seus erros passados e o colocará na história como um grande líder, que desarmou a nação num momento crítico, quando o país estava numa encruzilhada complicada.
Mas a maioria de suas ações até agora foram no sentido contrário. Que o bom senso prevaleça e ele se conscientize que não foi o PT quem ganhou a eleição. Se ele não fizer isso, o que já está ruim pode piorar.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.