Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Do jeito que vai, vai mal

Tem gente que acha que insistir naquilo que deu errado várias vezes vai fazer, em algum momento, dar certo. Então faz a primeira, dá errado, faz a segunda, dá errado e faz a terceira, achando que por algum mistério cósmico vai dar certo. Não dá. Não tem razão para dar.

Eu sei que não é dele, mas meu pai dizia que errar é humano, insistir no erro, diabólico. Por alguma razão incompreensível, o Brasil tem gente que adora insistir no erro e não aprende, mesmo dando errado todas as outras vezes em que tentou fazer dar certo.

Populismo é ruim e nós temos um populista na Presidência da República. Só que ele não percebeu que o mundo de hoje não é o de vinte anos atrás, que as coisas mudaram, que o mar não está pra peixe pequeno e que os ânimos estão suficientemente acirrados para o caldo entornar.

Até agora, o Governo não governou. Não disse a que veio e as poucas ações do Ministro da Fazenda para baixar o fogo foram boicotadas por ataques sem pé, nem cabeça, desferidos pelo Presidente, que insiste em chamar de golpe o processo que retirou Dilma Rousseff da Presidência e que teve na origem ações como a que agora parece que querem repetir, apesar de ter dado errado e resultado no impeachment da Presidente.

Imaginar que o presidente é bobo é ser mais bobo ainda. O Presidente é dos mais calejados líderes do país, com enorme bagagem política e talento para entender as massas. A viagem ao litoral norte que o diga.

Ele tem tudo para fazer um governo que redimirá seus erros passados e o colocará na história como um grande líder, que desarmou a nação num momento crítico, quando o país estava numa encruzilhada complicada.

Mas a maioria de suas ações até agora foram no sentido contrário. Que o bom senso prevaleça e ele se conscientize que não foi o PT quem ganhou a eleição. Se ele não fizer isso, o que já está ruim pode piorar.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.