Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dia da Mulher

[Crônica do dia 14 de março de 2005]

O dia 8 é março é o Dia Internacional da Mulher. Quer dizer, é o dia que a mulher deve oficialmente ser homenageada. Por isso, eu não gosto do dia 8 de março. A mulher não precisa dia para ser homenageada. A homenagem para a mulher se renova em cada instante da vida do homem porque a mulher é a essência da própria vida e sem ela a vida não existiria, nem teria razão de ser; nem a beleza, nem a ternura.

O amor à mulher transcende qualquer data, porque ela é senhora absoluta da vida em todos os níveis, em todos os mundos, como fêmea e mãe, como senhora da reprodução, como dona do amor.

A mulher é a síntese do que existe de bom no mundo. Nenhuma forma é mais bela do que as linhas curvas de seu corpo, nenhum corpo é mais suave que o seu, nenhuma ideia é mais pura do que ela.

Mão, amante, namorada, esposa, mulher – acima de tudo mulher – a mulher encarna o mistério, o desafio, a vontade de seguir em frente, a necessidade de construir, de fazer, de se perpetuar.

Nela, cada pelo e cada poro exala vida e a força vital que empurra o universo e faz da aventura da vida uma viagem com sentido e razão de ser, ainda que em direção ao desconhecido, mas se perpetuando em todo gesto, em toda palavra, em todo espanto e em cada descoberta.

A mulher é um continente impossível de ser conquistado ou mesmo compreendido. Sua descoberta é mais densa e mais profunda do que o encontro de qualquer ilha; e se estende por campos largos e montanhas suaves, onde o orvalho semeia a vida e a boa aventurança do amor.

Onde os olhos refletem o primeiro brilho da primeira estrela formada depois da grande explosão. Por isso cada mulher é um universo único, uma deusa para quem o próprio corpo é o grande altar.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.