Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dia da mulher

Dia 8 de março também é dia da mulher, mas é só mais um, dentro dos 365 dias do ano que são os dias da mulher. Todo dia é dia da mulher, toda hora é hora da mulher, todo minuto é o minuto da mulher, cada segundo é um segundo na vida da mulher. De todas as mulheres, de todas as partes do mundo.

A mulher é a encarnação da vida, a dona da vida, quem sabe da vida e a faz ser plenamente em cada gesto, em cada toque, em cada entrega. Na mulher as sensações são intensas, a alegria é forte, a felicidade plena e a dor que gera a vida se recria em plenitude, no primeiro choro da nova vida que ela coloca no mundo. Coloca, não entrega. A vida gerada por ela é dela, na responsabilidade pelo ato, no momento do gesto, na concepção, na gravidez, em cada segundo que vem depois.

Só a mulher tem a ligação com o eterno necessária para gerar vida, para fazer vida, para criar a vida e vê-la crescer e se assumir e se transformar.

Só a mulher tem o amor necessário para ser mãe. Só ela sabe o que ser mãe significa, só ela tem capacidade para suportar esse peso, com toda sua alegria e sua preocupação e, às vezes, sua tristeza.

Mas tem a mulher que não quer ser mãe, a mulher que quer ser intensamente o que ela é, mulher, com direito a todos os seus momentos e sua felicidade, no corpo e no espírito, que entende a fala dos anjos e as distâncias do universo, na cabeça de um alfinete.

Ser mulher é ser especial, ser múltipla na profunda unidade formada no interior de seu peito, no suspiro, no gesto depois da entrega, nas rotinas da vida. Rotinas de cuidar da vida em volta em gestos de imensa ternura, de carinho, de certeza que é assim, porque é assim que ela sabe que é.

Todo dia é dia da mulher. Amém.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.