Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cinco guinchos para São Paulo

Pasme! De acordo com informações da própria CET, ela tem cinco guinchos para dar conta da cidade de São Paulo com seus perto de sete milhões de veículos, fora os que vêm de fora e usam as ruas da cidade.

A CET já teve um número bem maior do que esse, mas, por razões que a população não conhece e, se conhecesse, não entenderia, o número caiu para míseros cinco guinchos, até que aconteça um novo edital e uma nova licitação para terceirizar o serviço. Até lá, seguiremos na mesma toada, ou seja, sem a menor chance de dar conta do recado, por absoluta falta de competência operacional da mais incompetente das empresas estatais internacionais, conforme reconhecido faz décadas pelas melhores premiações do setor.

Há alguns dias, o congestionamento, agravado pelas chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade, ultrapassou os mil quilômetros, o que não é pouca coisa, principalmente se lembrarmos que a CET mede os congestionamentos apenas em um número bastante reduzido de vias.

De verdade, os mil quilômetros foram muitos mais, ou seja, a cidade parou e quem estava nas ruas sabe o que isso quer dizer. O desespero, o medo, a angústia do que pode acontecer, o impacto psicológico do desconhecido.

Imagine a quantidade de veículos de todos os tipos que sofreram panes em decorrência das chuvas, de ficar parado no congestionamento, desde falta de combustível até ferver o motor, passando por todas as outras possibilidades.

Agora imagine que a CET tem cinco guinchos para dar conta da situação, ainda por cima com a cidade parada. Não dá, nem com Santo Antão ou São Jaime da Estrada de Damasco intercedendo pelos motoristas.

Entre secos e molhados, chora mais quem pode menos. Ou seja, nós.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.