Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O córrego limpo

São Paulo é um lugar inusitado. Desde seu começo, as coisas aqui acontecem de forma diferente das outras regiões do país.

Ao contrário de Rio, Bahia e Pernambuco, em São Paulo a miscigenação não se deu entre brancos e negros, mas entre brancos e indígenas. Até o final do século 18 se falava a língua geral nas casas de família. O português era usado apenas nas atas da Câmara.

Mas a melhor forma de se entender as diferenças é lembrar que São Paulo está a cem quilômetros do mar e as outras capitais são cidades litorâneas. Seguindo o curso do Tietê, os paulistas olhavam o interior, enquanto os moradores das demais Capitanias miravam o Atlântico.

A vila foi erguida de modo a ser protegida contra eventuais ataques por dois rios e pelas escarpas de uma colina íngreme. Tamanduateí e Anhangabaú formavam uma defesa natural para proteger a pequena comunidade. E centenas de rios e córregos, integrantes da bacia do Tietê, cortavam o planalto e suas várzeas, tornando a terra fértil.

Hoje, grande parte desses rios está canalizada, debaixo da terra, muitos praticamente desconhecidos, agravando o problema secular das enchentes nas regiões de várzea.

E a poluição também cobra seu preço. A sujeira e o lixo jogados nos leitos dos cursos d’água dificultam o escoamento dos excessos das chuvas, inundando vastas áreas da cidade. Essa água fortemente poluída corre pelo planalto e engrossa a poluição do Tietê.

É aí que vem a boa notícia. Entre todos os cursos d’água que cortam São Paulo, um está limpo. É o Córrego do Sapateiro, que nasce na Vila Mariana e desagua no lago do Ibirapuera. Ele é a prova de que é possível cuidar da natureza. A qualidade de sua água é fruto da parceria entre os moradores em volta de suas margens e a Prefeitura da cidade.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.