Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vacina, aqui não!

Diz a lenda e a Constituição que a função dos postos de saúde é garantir saúde para a população. Em teoria, deveria ser assim, só que, na prática, a teoria é outra. Você vai se vacinar e não é vacinado porque o posto de saúde não vacina nas quartas-feiras de manhã, só depois das 12 horas.

Parece mentira, mas não é, é pura verdade e quem conferiu fui eu. Na quarta-feira, 12 de abril de 2023, às 10 horas da manhã, eu fui ao posto de saúde do Butantã para me vacinar contra a gripe. O posto de saúde do Butantã é um posto da Universidade de São Paulo, um motivo a mais para o espanto de dar com o nariz na porta porque, segundo um funcionário muito atencioso, eu teria que voltar mais tarde já que os funcionários estavam em reunião e a vacinação só começaria depois das 12 horas.

Seria cômico, não fosse trágico. Eu posso me dar ao luxo de ir em outro horário ou procurar outro posto de saúde para me vacinar. Mas quantos brasileiros não têm esta facilidade e não podem ir em outro horário porque a vida é dura e para sobreviver eles são obrigados a dançar conforme a música, que nem sempre permite a alguém se dar ao luxo de voltar de tarde porque os funcionários que deveria estar atendendo a população se dão ao luxo de estarem em reunião.

Eu não estou falando de um horário estapafúrdio ou muito complexo. Às 10 horas da manhã as agências bancárias estão abertas, os supermercados estão abertos, o comércio em geral está aberto, as crianças estão em aula nas escolas, mas os funcionários do posto de saúde do Butantã, no mais absoluto desrespeito com a população, se dão ao luxo de estarem em reunião.

O mais triste é que eles não são os únicos. Quando fui tomar o reforço da vacina contra covid19, fui lá e não fui vacinado. Fui ao posto de Pinheiros e também não fui vacinado. Só consegui ser vacinado na Vila Madalena.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.