Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O velho oeste é aqui

Os filmes de caubói estão meio fora de moda. Faz tempo que não aparece um megassucesso com cavalos correndo, caubóis atirando, gado sendo roubado, duelos no meio das ruas e saloons esfumaçados, onde os grandes pistoleiros são mortos com balaços nas costas, enquanto jogam poker, bebem uísque e se distraem ou não se sentam nas cadeiras com as costas para a parede.

Tudo bem, não precisa ficar preocupado. A realidade se encarrega de substituir os filmes de caubói pelo dia da cidade grande, onde os roubos tomam conta das ruas e os furtos não geram nem Boletins de Ocorrência porque as vítimas sabem que invariavelmente não dão em nada.

Imagine uma rua com três roubos por dia. É inimaginável numa cidade civilizada. No entanto, em São Paulo acontece. E não numa quebrada perto do beco da garrafa quebrada, perdido numa região sem iluminação nas ruas esburacadas, mas onde o crime organizado mantém a ordem com regras muito mais rígidas do que a legislação penal e que as pessoas temem infringir.

A rua em questão é o cartão postal da cidade, a badalada Avenida Paulista dos museus e centros culturais, das bicicletas aos domingos, das passeatas e comemorações que animam a vida paulistana.

Tanto faz se por ela circulam turistas nacionais e internacionais. Aliás, para os ladrões é até melhor, porque as futuras vítimas não sabem os macetes para se proteger e imaginam que numa rua como a Avenida Paulista eles podem caminhar sossegados.

Não podem, mas isso eles aprendem na marra, depois de serem dominados por pequenos bandos que os cercam e atacam com mais ou menos violência, dependendo da reação.

O interessante é que a polícia sabe, mas, como acontece no Centro, sua ação é nula. Cadê os xerifes do oeste para colocarem ordem na cidade?

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.