Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O problema é internacional

As pessoas em situação de rua não são uma exclusividade brasileira e muito menos paulistana. Aqui elas se multiplicam numa velocidade impressionante, ocupando as mais variadas regiões da cidade, mas na origem tem um problema que ninguém conseguiu resolver: a falta de moradias para toda a população.

Na segunda metade da década de 1970, o então prefeito, respondendo ao governador, disse com todas as letras que o problema da moradia era insolúvel. Se o governo resolvesse o problema ele renasceria no dia seguinte porque milhares de pessoas de outras regiões do país viriam para São Paulo atrás de sua casa própria.

Aí mora uma parte enorme do nó da moradia. Milhares de brasileiros nascidos em outros estados migram para São Paulo porque, ainda que morem numa favela, é melhor do que ficar em seus estados de origem.
Para agravar o drama, o desemprego e a situação de pobreza de mais de cem milhões de brasileiros colabora para o quadro, colocando nas ruas famílias inteiras que perderam sua condição de sobrevivência e moradia.

Mas essa história triste não é exclusivamente nossa. Quem duvidar basta ir aos Estados Unidos e andar pelas ruas de Los Angeles, quem sabe, a cidade mais rica da California.

Ou caminhar por Paris ou Londres. Em Paris, a imensa maioria das pessoas em situação de rua é de imigrantes ilegais, mas na Inglaterra há um alto número de ingleses morando nas ruas e não há nada que indique uma mudança no quadro.

O mundo passa um momento terrivelmente complicado. Nele, os mais ricos ficam mais ricos e os mais pobres ficam mais pobres. Está completamente errado e temos que encontrar uma solução. O duro é que neste momento a única certeza é que, como vai, vai mal.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.