Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A volta

[Crônica de 12 de agosto de 1997]

Depois de um mês andando pela Europa coberta de flores, nos parques e nas casas, a volta para São Paulo poderia ser negra. A cidade cinza, muito maior do que as cidades por onde eu andei, tinha tudo para me receber com sua tristeza relativa, inerente ao seu tamanho sem sentido.

Mas não foi isto o que aconteceu. Como que querendo mostrar que também ainda guarda algo de humano, algo atávico que a faz ser, ainda que bem o fundo, boa, São Paulo me recebeu com suas azaleias floridas.

Se Portugal estava recoberto pelas primaveras deslumbrantes que fazem do verão o remédio para a tristeza e a solidão do inverno; se a França tinha gerânios nas sacadas e flores de todos os tipos nos canteiros de suas praças; se a Alemanha tinha o verde de seus parques mais verde do que nas outras épocas do ano; São Paulo me recebeu com suas flores de inverno abertas, entregando nas cores das azaleias a possibilidade de o sonho ser real e a vida algo bom, mesmo com todos os seus lados ruins. 

A vida é vida aqui e lá. a vida é vida em toda a parte e é uma só, mesmo quando às vezes ela mostra diferenças gigantescas.

E, ao se mostrar coberta de flores, com o lilás predominando nas cores das árvores, São Paulo, deixou claro que ela não é mais dura, nem mais cruel. São Paulo deixou claro que a única diferença entre ela e Lisboa e Paris e Colônia e Munique é que ela é maior e por isso mais estabanada do que suas irmãs do outro lado do mundo.

O homem é o homem em qualquer parte. e em todos os lugares, pressionado pelo mundo alucinado que é o mundo em que nós vivemos, um pouco de beleza é tão indispensável quanto a água, ou o ar.

Ao se recobrir com as flores das azaleias, São Paulo não faz mais do que ser uma mãe atenciosa, uma mãe que, dentro de suas possibilidades, dá aos filhos o que ela tem de melhor e mais bonito, para fazer-lhes a vida mais leve.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.