Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Bia Haddad faz história

Bia Haddad Maia fez história em Paris. Deu um show nas quadras e um show fora das quadras. Mostrou que com garra e disciplina se chega lá, bateu de frente com a número um do mundo, jogou de igual para igual e não fez feio. Ao contrário.

Ela perdeu. Deu a lógica. Entre a décima quarta e a primeira há uma avenida, ou melhor, uma autoestrada a ser percorrida. E isso leva tempo, não acontece do dia para a noite, nem cai do céu, embrulhado em papel vermelho.

Bia segue um roteiro e, dentro dele, melhora diariamente. É um jogo de paciência, de entrega, de treinamento, de aprendizagem constante. Com as vitórias, mas principalmente com as derrotas e os erros.

É assim que se aprende, que se amadurece, que se chega mais próximo da perfeição. Esse é o mantra de Bia Haddad Maia: chegar lá com esforço e dedicação, não acreditar em milagre, nem em jeitinho, dar o sangue e suar o que tiver que suar para sair da quadra com a certeza do dever cumprido.

Ela parou na número um do mundo há dois anos. Ninguém chega a primeiro do mundo – e fica lá por dois anos – por obra do acaso. Ela perdeu para a melhor. E ela sabe que a outra, neste momento, é a melhor. Mas ela entrou na quadra para ganhar e poderia ganhar, como a partida mostrou.

Não ganhou, está certo, é assim que o mundo gira. Ela mostrou que tem muito para dar e que está disposta a dar. Então, Bia, bola pra frente! As quadras são suas para mostrar que jogar tênis bem, como tudo na vida, é esforço, treino e dedicação. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.