Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um desperdício absurdo

O Brasil tem sido campeão de tolices ambientais ao longo dos últimos anos. Em nome de ideias completamente sem sentido, fizemos estrepolias inomináveis, que levaram a recordes de destruição da floresta amazônica e nos jogaram no limbo das nações civilizadas. Estamos tentando voltar ao jogo, mas é complicado.

Só que o bioma amazônico é um dos muitos biomas nacionais agredidos sem dó pela ocupação humana. Nós vamos além. Quem anda pela zona sul de São Paulo vê a invasão das margens das represas Billings e Guarapiranga, feita com a conivência de autoridades da região, que não só fecharam os olhos, mas venderam os lotes ocupados de forma irregular e que poluem dois dos principais mananciais da cidade.

Água é questão de vida e morte no planeta. Não faz muito tempo, descobrimos que a água é findável, que ela acaba e aí não tem mais o que fazer. Resgatar a água é muito complicado, caro e muitas vezes inviável.

E aí, mais uma vez, o Brasil se supera. Nós temos a capacidade de perder 40% da água tratada no país. É um número alto, mas é a média, tem estado onde a perda supera os 70%. E mesmo São Paulo, que permite a poluição de mananciais como a Billings e Guarapiranga, ainda por cima perde uma quantidade de água bem maior do que a média internacional.

33 milhões de brasileiros não tem acesso a água encanada e um número muito alto não tem noção do que é saneamento básico. Sem resolvermos esses dois problemas, inclusive com a solução dos gargalos responsáveis pela maior parte da perda de água, não tem o que fazer, o Brasil continuará uma nação doente.

Sem água e saneamento não há como garantir a saúde das populações que vivem nas margens das grandes cidades.  E sem estancar as perdas não tem como garantir água para todos.    

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.