Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dudu Santos

O grande filósofo anglo-saxão, William Scott Pitt, deixou monumental obra em 18 tomos, compostos por 18 livros, com 18 capítulos cada um, na qual ele espelhou o comportamento humano em toda a sua infinita complexidade. No início do livro sobre ética, ele escreveu como primeiro corolário: “Você para mim é problema seu”. E como segundo: “Independentemente de seus argumentos, o problema continua seu”. 

Quem me apresentou ao mestre das brumas foi meu amigo Dudu Santos, profundo conhecedor da obra de Pitt, sobre a qual ele conversava regularmente com seu padrasto, o poeta Paulo Bomfim.

Quantas e quantas vezes discutimos o filósofo em longos almoços no apartamento da Peixoto Gomide. Mas nossas conversas iam muito além da filosofia e resultaram num livro do Dudu com o Paulo e introdução minha, noutro do Dudu comigo e em várias capas de livros, do Paulo e meus, ilustradas pelo Dudu.

Em função da nossa amizade, tenho uma vasta coleção de obras do grande artista paulista da segunda metade do século 20 até os dias de hoje. Dudu é dos pintores consagrados desse período e sua obra se espalha pelo Brasil e pelo exterior, onde fez várias exposições. 

Dudu Santos morreu. Deixou nosso plano para ir se encontrar com Paulo Bomfim na fazenda Himalaia da eternidade. Imagino o encontro dos dois. A conversa colocando em dia os assuntos que não foram comentados nos últimos quatro anos.

Quem ganha com a chegada do Dudu é o horizonte do Paraíso. Com certeza, ele vai se sentar com os grandes artistas de todos os tempos e participar da enorme festa que é a pintura do por do sol em todos os céus e no contraponto da chegada da lua cheia para baixar a bola e falar de amor.

Dudu, meu amigo, você vai fazer falta… 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.