Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O troco

Durante décadas os humanos fizeram as orcas se mostrarem em shows para turistas em parques aquáticos ao redor do mundo, mas especialmente na Flórida. Os impressionantes mamíferos eram treinados, ou melhor, obrigados, mediante diferentes técnicas de submissão, a participarem de brincadeiras com “treinadoras” de biquini, saltando de diferentes maneiras em enormes piscinas, com arquibancadas em volta.

O ponto alto do show era o momento, no final, em que a orca, depois de realizar com sucesso toda a coreografia, se postava ao lado da “treinadora” e ficava de boca aberta, ansiosamente esperando o peixe que ela ganharia de recompensa por ter divertido centenas de pessoas que pagavam para vê-las saltando e nadando sob o comando de lindas moças de biquini. 

Não sei se os shows seguem na pauta dos aquários, mas não tenho informação de que tenham sido cancelados. O que eu sei é que um grupo de orcas resolveu inverter a regra do jogo e agora são os humanos que estão no papel das orcas, enquanto as orcas se divertem no papel dos humanos, assistindo os tripulantes de embarcações de pesca e recreio ficarem apavorados, enquanto algumas baleias se esfregam nos cascos, comem os lemes ou mesmo afundam as embarcações.

O local escolhido para o show é uma área densamente navegada próxima das costas de Espanha, Portugal e norte da África. Não há confirmação, mas pode ser que tenha sido escolhida como retaliação ao aquário de Lisboa, inaugurado na Exposição Mundial de 1998 e que realmente é muito bonito, pelo menos sob o ponto de vista humano.

Não está claro se é um teste para avaliação da adoção da técnica em outras mares ou só uma brincadeira de um grupo de orcas bem-humoradas. Seja como for, estar num dos barcos atacados não deve ser divertido.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.