Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A praia não é lata de lixo

[Crônica de 23 de janeiro de 2014]

Imagine os tipos. Ele, perto dos 70 anos, mas querendo parecer jovem, cabelo pintado de preto fosco, bonezinho preto, sandália de borracha de surfista, calção azul com faixa latera branca, camiseta regata de furinhos, azul com faixa lateral branca. Ela, mais moça, mas não tanto. Plastificada no limite, de biquini de cortininha e celulite.

Chegaram na praia como se fossem os donos do mundo. Ótimo, é bom se sentir o dono do mundo. Além disso, a felicidade não é o pão nosso de cada dia, então, maravilha! que fossem felizes no seu jeito de ser.

Sentaram-se nas cadeiras rapidamente colocadas pelo encarregado dos guarda-sóis do edifício em que estavam hospedados e se deixaram ficar, como que encostados no barranco, vendo o mundo passar.

Cada um vive como pode, ou cada um faz o que pode. Nessa vida, cada momento é único e um dia de sol, no mês de janeiro, à beira mar, bem de frente para as ondas, sentado quase que no limite da maré cheia, é o paraíso reeditado como que para justificar o sentido de ser do ser humano. 

Depois, saí para minha caminhada pela praia. Se tem alguma coisa que faz bem para a alma é andar pela areia, bem perto do mar, deixando as ondas que morrem pequenas molhar os pés para levar para as profundezas o querer mal, o olho gordo, a inveja e o ciúme.

Quando eu voltei, o casal continuava sentado debaixo do guarda-sol na frente do nosso. Conversavam animados, ele com uma latinha de cerveja na mão. Foi aí que a porca torceu o rabo. Ele acabou a cerveja e jogou a latinha na areia, como se a praia fosse uma enorme lixeira. Pior, ele fez isso tendo uma cesta de lixo presa no seu guarda-sol. E fez de novo. Minha vontade era perguntar se ele joga latas de cerveja no chão da sala da casa onde mora. Mas minha mulher não deixou.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.