Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O frio das trincheiras

[Crônica de 2 de agosto de 2013]

Este inverno, em alguns dias, tem feito frio de matar passarinho no galho. Frio de gente grande, de deixar as montanhas de Santa Catarina com jeito de Alpes e as ruas de São Paulo com alguma coisa de Hamburgo.

Mexendo nos meus guardados, outro dia dei com o gorro de tricô de lã que meu avô usou na frente de batalha na Revolução de 1932.

Pelos relatos da época, o inverno naquele ano foi particularmente severo, com o frio e a umidade castigando os soldados nas trincheiras cavadas na terra fria e úmida.

Fico imaginando os milhares de voluntários e soldados profissionais que deixaram o calor de seus lares para se irmanarem no frio e no sofrimento das trincheiras, lutando pelo direito de decidir seu futuro, de não aceitar as decisões dos coronéis e caudilhos que mandavam no resto do Brasil.

As trincheiras paulistas aproximaram o colono e o dono da fazenda, o operário e o industrial, o dono da loja e o entregador de pão.

Nelas não havia condição social. Havia hierarquia e a vontade de defender um modo de vida conquistado arduamente, na luta diária por um futuro melhor, no sonho feito realidade pelo imigrante que venceu, que fez fortuna; pelo paulista antigo abrindo novas frentes, nas cidades que cresciam em volta das fazendas; na mistura formadora de uma nova raça composta por todas as raças que fizeram do solo paulista a sementeira de uma nova relação social.

De uma esperança transformada em certeza, na luta pelo pão nosso de cada dia, que galvanizou o estado e levou milhares de voluntários a lutar, em trincheiras imundas, debaixo do frio e da umidade, uma guerra que eles sabiam que não venceriam no campo de batalha, mas, depois, na retomada da rotina que hoje constrói São Paulo. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.