Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O outro lado é aqui

[Crônica de 15 de julho de 2014]

O outro lado da margem do rio é o mesmo lado visto ao contrário. É só uma questão de posição. Se estiver olhando pra baixo, para a descida do rio, é uma coisa, se estiver olhando para cima, para a montante, é outra. E as duas são a mesma, ao contrário dos dois lados da moeda.

A vida é muito complicada. Por isso ver as coisas como elas são e depois descrevê-las de forma simples é o ideal de todo escritor.

Tem quem consegue, tem que chega perto e os que deveriam mudar de profissão. Complicar o que já é complicado não é vantagem, é não saber fazer ou ser um tremendo espírito de porco.

Será que alguém dirá que estou ofendendo a nobre raça dos suínos? Nos dias de hoje tudo é possível.

Mais vale escrever sobre as paineiras. Mas aí fico sujeito a responder pela afirmação de que as calçadas são cinzas e sujas.           

Enfim, voltando ao começo, nem sempre a outra margem está perto e muitos rios têm piranhas, jacarés e outros monstros capazes de engolir um ser humano sem fazer força.

Para quem duvida, já pescaram tubarão cabeça chata na altura de Iquitos, mais de 3 mil quilômetros para cima da foz do Rio Amazonas.

Lambari sabe dos riscos, por isso quando peixe grande sai para nadar lambari fica na toca.

Quase a mesma coisa que fazem certos políticos mais experientes. A temperatura sobe e eles somem. Metem o pé na estrada, vão tirar fotos de Roma e pedir autógrafo para o Papa.

O mundo é assim desde antes de ser mundo. Na primeira leva que desceu das árvores já tinha os espertos e os corretos. Pena que desde o começo os espertos imaginem que vão ganhar sempre. No final perdem, mas dá trabalho.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.