Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vida que segue

A vida não foi feita para ser fácil, foi feita para ser vida. É aí que mora toda a diferença. Não tem vida fácil, tem vida. A vida nunca é fácil, diga lá o que disserem. 

É verdade, a alternativa é muito pior. Então ninguém quer sair daqui, até porque ninguém tem certeza do que vai encontrar no outro lado. É melhor mil abelhas a voar do que uma só a me picar.

Entre secos e molhados, vamos em frente porque atrás vem gente. A vida pega, mas vale a pena. Então vamos viver, até sem ter certeza se o São Paulo se aprumou ou se é só para inglês ver.

Ser são-paulino, dentro da vida, é um privilégio. Mesmo sabendo que ele pode perder do Bandeirantes de Louveira ou do Itatibense de Pesca e Vela, ser são-paulino faz a diferença e deixa a vida mais leve, mais gostosa.

A regra vale para os seres humanos e suas criações, entre elas, as cidades. As cidades também nascem, crescem, vivem, se fazem de bestas e morrem. Que o diga Passárgada ou Samarcanda. Foram poderosas, hoje pouca gente sabe que existiram. Para não falar nas cidades maias, cobertas pela floresta.

As grandes cidades atuais se acham imbatíveis. E são, mas será que isso vale para sempre? Os dinossauros foram mais poderosos e por mais tempo e desapareceram. O que faz São Paulo imaginar que a Zona Norte durará até o ano três mil?

Não, ninguém tem as respostas. Cada dia é um dia e a soma deles é o rascunho da nossa vida. Curta ou longa, tudo é relativo. Cabe a nós fazer cada dia melhor do que o anterior. Mais que isso, é sonhar que temos asas e somos anjos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.