Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carros elétricos

Os carros elétricos vão chegando. No Brasil ainda a passo de cágado, mas na Europa já tem até cemitério para eles. Pode parecer loucura, mas é isso mesmo! Tem cemitério para carro elétrico, da mesma forma que tem cemitério para os carros a combustão. A diferença é que um tem mais de cem anos, o outro chegou ontem.

Eu não tenho certeza se eles serão a solução brasileira. Afinal, o etanol é limpo, mas o híbrido tem tudo para dar certo por aqui. A pergunta que não quer calar é: e no resto do mundo, como é que fica?

Todo mundo fala das vantagens indiscutíveis dos carros elétricos, mas aí vem uma série de pontos que não estão bem respondidos, pelo menos no que diz respeito a poluição, manutenção e preço.

Começando pelas baterias de lítio, como elas são produzidas? Como o lítio é extraído do solo? Qual o combustível das máquinas que o retiram e depois processam? É um caminho limpo? Não sei.

Como não sei se o processo de fabricação dos veículos usa combustível limpo para tocar as fábricas. Será que não tem usina a carvão ou a óleo fornecendo energia para a longa corrente da indústria automotiva?

Em princípio, o carro elétrico deveria custar mais barato. No entanto, custa muito mais caro, apesar de não ter tantos impostos.

E a manutenção… Quem sabe como é feita a manutenção dos carros elétricos? Quanto custa e quanto polui? Será que o lítio das baterias velhas é biodegradável e some na natureza, sem deixar manchas ou cicatrizes?

Qual a vida útil de uma bateria de carro elétrico? A pergunta é pertinente porque o preço para trocar uma bateria, pelo menos de acordo com gente altamente especializada, é quase o preço do automóvel.

Somando todos esses pontos, será que o carro elétrico é a melhor solução? Será que ele polui menos e vai custar mais barato? Não sei….  

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.