Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O caos dos nomes é lá

A Praça Monteiro Lobato fica no Butantã e a Casa do Bandeirante fica na Praça Monteiro Lobato. Ao lado dela, as ruas Stan Getz e Hans Staden conversam calmamente, enquanto suas vizinhas Hilário Magro Junior e Moncorvo Filho ostentam seus nomes pouco comuns nas placas das esquinas.

No meio do bairro, temos a rua Alvarenga, homenagem ao quinto morto no dia 23 de maio de 1932, quando a turma de Getúlio Vargas abriu fogo de metralhadora contra o povo que avançava em direção ao prédio onde estavam entrincheirados.

Por questão de estética e sonoplastia, o Alvarenga ficou de fora. O MMDC é Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo, muito mais sonoro do Alvarenga, Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo.

Na guerra, propaganda também é a alma do negócio. Depois a história corrige e a rua Alvarenga acaba sendo a mais importante, com a Camargo vindo a seguir, todas no bairro que, apesar de ter a Casa dos Bandeirantes, não tem rua homenageando os antigos sertanistas que forjaram as fronteiras do Brasil. Eles estão na Vila Madalena e em Pinheiros, do outro lado do rio, onde Fernão Dias tinha sua fazenda.

O Butantã abriga a Cidade Universitária, que homenageia os primeiros professores da Universidade de São Paulo, dando seus nomes às ruas e avenidas que cortam a antiga fazenda, comprada no início do século 20 para abrigar o Instituto e seu laboratório para fazer vacinas.

No mais, o trânsito complicado entrava a chegada e a saída do bairro. Mas mais complicado ainda é nos domingos e feriados ou quando tem corrida pelas ruas da cidade. 

Nestas ocasiões, a CET se supera e o caos nosso de cada dia fica muito mais pesado.  

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

   

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.