Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O teatro do meu tempo

A história do teatro paulista tem alguns personagens fundamentais. Entre os que começaram a saga, vale lembrar Franco Zampari, Décio Almeida Prado, os grupos amadores, Cacilda Becker e o TBC. 

Mas quanto disso teria acontecido se antes, desde meados da década de 1930, Alfredo Mesquita não tivesse entrado de cabeça no tema e com seus grupos de amadores tivesse iniciado a caminhada que o levou, décadas depois, a entregar a Escola de Arte Dramática pronta e funcionado para a Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo?

Essa história pode ser lida no livro “O Teatro do Meu Tempo”, lançado pela Editora Perspectiva, na coleção “Debates”, graças ao trabalho dedicado e competente de Nanci Fernandes, Maria Thereza Vargas e João Roberto Farias, que o resgataram e deram vida.

“O Teatro do Meu Tempo” é uma coletânea de artigos de Alfredo Mesquita, selecionados por ele, com o auxílio de Nanci Fernandes e Ilka Maria Zanotto, incumbidas de organizá-lo. O livro deveria ser publicado em 1985, mas, em função do autor ficar doente, isso nunca aconteceu.

A retomada da sua publicação, revisto e ampliado por Nanci, Maria Thereza e João Roberto resgata a dívida com um homem especial e mostra a importância do nosso teatro, especialmente entre as décadas de 1940 e 1960, período em que Alfredo Mesquita foi um dos carros chefes do movimento de consolidação do teatro paulista, especialmente pela criação do “Grupo de Teatro Experimental” e da “Escola de Arte Dramática”, fundada, mantida e dirigida por ele até final da década de 1960, quando foi incorporada pela Universidade de São Paulo. 

O resultado de seu trabalho passa por nomes como Antunes Filho, Abílio Pereira de Almeida, Marina Freire, Juca de Oliveira, Aracy Balabanian, Sergio Mamberti  e tantos outros que fizeram o teatro paulista.    

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.