Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Eu detesto a Rebouças

[Crônica de 23 de julho de 2009]

Eu detesto a Avenida Rebouças. Não é uma sensação nova, nem modismo para pegar carona nas agruras do trânsito que inferniza quem tem que passar por ela.

Em relação a Rebouças, todo desvio é desvio, toda picada é atalho, qualquer alternativa vale. O importante é manter uma distância segura, não permitir que suas marolas te afetem, ou que o simples barulho da rua te devore.

A Avenida Rebouças sempre foi um desastre. Eu sei por que conheço a bicha desde que nasci, lá se vão algumas décadas. Depois, desde que tirei carta, senti na pele o que é andar por ela, ou melhor, ficar parado.

Gato escaldado tem medo de água fria. Desde a década de 1970, podendo evitar eu a evito. Não passo pela Rebouças. E quando mudo de ideia e pego a avenida, pago o preço. Na subida ou na descida, tanto faz. Ela não anda e ponto. 

Um amigo meu diz que gosta da Rebouças por causa da emoção forte criada pelos motoqueiros alucinados que a usam para aumentar a adrenalina.

Confesso que os motoqueiros da Rebouças não me atraem. Pelo contrário, dependendo do jeito que o estafermo passa, tenho ideias razoavelmente agressivas, quando penso a respeito do que me daria prazer.

Além disso, a avenida é feia. Ainda que com boa parte do canteiro central plantado com figos benjamim, a via é escura, com ar sujo e não compete de jeito nenhum, por exemplo, com a Avenida Brasil. 

Para terminar, ela é estreita e os ônibus não acrescentam nada de bom. Por essas e por outras, tendo como, não passo pela Rebouças. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.