Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

1, 2, 3 problemas

[Crônica de 18 de fevereiro de 2014]

Faz alguns dias 6 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Nada de novo debaixo do sol, no Brasil é comum todos os dias muita gente ficar sem energia elétrica. O que variou foi o tamanho do apagão. 6 milhões é muita gente. Normalmente o drama atinge alguns milhares de moradores de um bairro ou coisa assim. Pegar vários estados de uma vez, do norte ao sul do país, é mais raro, mas também acontece. Vamos ter isso claro, acontece.

E vai acontecer de novo, entre outras coisas, pela razão mais lógica e óbvia de todas: o sistema está sobrecarregado e a tendência é ficar cada vez mais vulnerável a problemas. Quem diz isso não sou eu, são os especialistas que falam sobre o tema.

O curioso é que logo depois do apagão o presidente do Operador Nacional do Sistema deu uma entrevista dizendo o oposto. Que o sistema tem capacidade de sobra e não tem nenhuma pressão em cima dele.

Provavelmente ele disse isso porque a pressão em cima dele é maior do que a pressão em cima do sistema.

Como ele ficou com medo de desagradar quem não gosta de ser desagradado, especialmente em ano de eleição, disse o que disse para ficar bem na foto e não comprometer o pão nosso de cada dia.

O resultado foi a explicação mais bem explicada sem explicar nada que tenho ouvido nos últimos tempos.

Segundo a versão oficial, o que aconteceu foi um problema, e depois outro problema, que desencadeou um terceiro problema, todos desconhecidos, que resultou no apagão. 

Problemas mixurucas e apagão mixuruca, tanto que durou em média menos de uma hora, o que, segundo a versão oficial, mostra a capacidade do sistema voltar a funcionar. Quem viver verá.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.