Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

José Gregori

Morreu José Gregori. O Brasil fica mais pobre. José Gregori foi um grande homem, um grande brasileiro, um grande chefe de família, um grande amigo, um grande idealista.

Ex-ministro da Justiça, ex-embaixador em Portugal, político ligado ao PSDB, amigo da vida inteira e de absoluta confiança de Fernando Henrique Cardoso, José Gregori por isso já teria lugar na história recente brasileira.

Mas José Gregori foi muito mais. Líder indiscutível da luta pelos direitos humanos, a vida de José Gregori foi pautada pela coerência e pela coragem de defender suas posições em qualquer fórum, em todos os momentos, em todas as situações.

Intransigente e obstinado, para ele, um país só adquire o status de nação desenvolvida quando sua população atinge um patamar mínimo de respeito ao próximo, de tolerância à diversidade e na vontade de somar esforços na solidariedade para ser melhor. 

José Gregori não aceitava nenhum desvio de rota, concessão ou leniência quando o tema era o respeito aos direitos humanos. No seu entender, só havia um caminho para a realização da felicidade e ele passava pela liberdade de cada um ser quem quisesse e como quisesse, merecendo e retribuindo na mesma moeda o respeito dos outros.

Tive o privilégio de conhecer e depois chamar de amigo esse homem extraordinário, meu companheiro de Academia Paulista de Letras e de Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde integrava a Mesa Administrativa.

Eu sei que o ciclo da vida apenas cumpriu seu curso e que agora José Gregori, aos 92 anos de idade, mudou de endereço e está na companhia de sua esposa e de seus amigos, aproveitando as maravilhas da eternidade. Mas também sei que fará falta à família, aos amigos e ao Brasil.   

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.