Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A inflação é tinhosa

Você acha que não, que é tudo claro e transparente como as contas do governo, mas é mais complicado. Nem sempre o que você acha que é, é. Pode não ser e o não ser pode vir escondido como as táticas dos jogos de futebol adotadas pelos treinadores mais experientes.

Você vai ao supermercado e compra uma linda e saborosa caixa de sucrilhos. Volta para casa encantado com o preço que não aumentou e aí descobre, se tiver um pouco de sorte ou um recipiente antigo para guardar o sucrilho, que você pagou a mesma coisa, mas levou bem menos.

Isso mesmo, se você tiver uma caixa, lata ou outro recipiente para guardar o produto, vai descobrir que a embalagem atual traz menos sucrilho do que a embalagem de alguns anos atrás. A embalagem de alguns anos atrás tinha sucrilho para encher o recipiente e ainda sobrava uma dose do produto no saco original. Agora não. Agora, você joga todo o sucrilho dentro e ainda sobra espaço para mais uma dose. Ou seja, você foi tungado em duas doses. A que falta e a que sobrava. Só que o preço, ao longo do tempo, aumentou.

Estou usando o exemplo do sucrilho porque outro dia enchi minha caixa de guardar sucrilho com um saco novo e, mais uma vez, não encheu até a boca. Ficou faltando uma dose. 

Eu já tinha feito o teste outras vezes. As embalagens vêm com menos produto, mas o preço, esse segue firme e forte na toada pra cima. Só que quando medem a inflação no supermercado, medem o preço, sem levar em conta a diminuição do conteúdo. Quer dizer, estão enganando a inflação, que segue firme e forte, disfarçada pela redução da quantidade do produto.

Pode ser sucrilho, chocolate, sabonete, doce de coco, farinha de trigo, refrigerante, cerveja etc. Tanto faz o produto, a redução da quantidade não é só dos fabricantes de sucrilhos.  Mas quem paga a conta é você.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.