Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tá feio

Algumas das mais altas autoridades nacionais estão dando exemplos complicados. Começando pela PEC da Anistia, em que todos os partidos, com exceção do Novo e do PSOL, se uniram para constitucionalizar o errado, a falta de compostura e a falta de vergonha na cara. A coisa está complicada e não promete um final feliz.

Mas não é só nas casas do Legislativo que o que acontece não deveria acontecer. No Judiciário o desenho está difícil e uma série de decisões tomadas sabe lá em nome do quê, mas com certeza ao arrepio da lei, vai empanando o brilho do Poder que deveria estar acima do bem e do mal, mas que, no mundo real, se iguala ao Legislativo.

E no Executivo, o troca-troca se instalou como a forma mais fácil de chegar lá e comprar a boa vontade de uma grande parte dos políticos que até a semana passada estavam com o governo anterior. 

Entre secos e molhados, parece que a economia vai bem, que a inflação está sob controle, que o emprego está em alta, que o desenvolvimento é quase uma certeza, mas o padrão ético, este despenca pelas pirambeiras da vida com a sem cerimônia de quem não tem nada com isso, desde que leve o dele embrulhado para presente.

Dizia um dos maiores homens públicos do século 20 que “política não é moral ou imoral, é amoral”. No Brasil a frase parece que virou o mantra que incentiva a turma a querer mais, sempre mais, em nome do bolso cheio de cada dia e das vantagens indiscutíveis para ganhar a próxima eleição.

Tanto faz o interesse público. Tanto faz se os controles estão fora de serviço, o problema não é deles. É dos setenta milhões de brasileiros vulneráveis à fome. Das dezenas de milhares de moradores de rua. Dos milhões de jovens que não recebem uma educação minimamente razoável. Como diria William Scott Pit, “você pra mim é problema seu”    

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.