Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Zoológico a céu aberto

Diz a lenda que os animais selvagens devem viver na selva, quer dizer, nas matas, nos campos, nos rios, enfim, na natureza onde Deus os colocou para serem felizes, se reproduzirem e preservarem as espécies.

Grosso modo, isso até acontece, mas a regra não está solidamente inserida na alma ou na memória de determinados espécimes que decidiram mudar de endereço e seguiram os passos da grande migração do campo para a cidade, que acometeu São Paulo nas décadas de 1960 e 1970.

Nesses 20 anos, milhões de moradores do campo se mudaram para as cidades, primeiro, pela mudança do cenário econômico e depois, pela mudança da legislação trabalhista, que acabou com os “colonos” e criou a figura do “boia-fria”, expulsando os trabalhadores das fazendas para as periferias das cidades.

Não cabe discutir se foi bom ou se foi ruim, foi e acabou. Mas se nem todos os humanos se deram bem, a regra parece que não vale para os animais que se miraram nos exemplos dessas pessoas e decidiram se mudar para a cidade.

Boa parte dos que escolheram São Paulo, Capital, se deram bem. Especialmente os que escolheram como morada os parques e, em especial, a Cidade Universitária da USP, na antiga fazenda do Butantã. 

São animais de todas as naturezas, mamíferos, répteis e aves, que se aboletaram no pedaço e agora já estão lá faz tempo, com família consolidada e comprovante de endereço com firma reconhecida.

É verdade, nem todas as espécies se mudaram, mas temos capivaras, macacos, cobras e lagartos, sabiás, tucanos, gaviões, bem-te-vis e mais uma série de animais com e sem penas, como os quero-queros que gritam pelos gramados da USP como se fossem salvar a mãe da forca.

É a vida em movimento. Nem sempre o modelo original é o melhor. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.