Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sabotagem é crime

No dia da greve sem sentido que parou o transporte em São Paulo, as linhas privatizadas seguiram funcionando muito bem, sem qualquer tipo de interrupção, até que uma linha de trem apresentou problemas. 

Imediatamente, a concessionária foi responsabilizada pelos problemas e ameaçada com multas altas porque não estava cumprindo o acertado no contrato de privatização.

Não cabe aqui discutir a forma como a concessão foi feita, mas é sempre bom lembrar que a concessionária do trem é a mesma concessionária da Linha 4 do Metrô e que a Linha 4 é o exemplo do que o Metrô pode ser, ou a lembrança do que já foi.

O trem parou e ninguém sabia o porquê. Parou e caíram de pau em cima da concessionária, como se todas as linhas do Metrô e da CPTM estivessem funcionando normalmente e a interrupção da Linha 9 fosse a responsável pelo caos da cidade.

Desde o começo, havia indícios de crime. De que a Linha 9 havia sido sabotada e agora, depois das investigações avançarem, fica claro que foi exatamente isso que aconteceu. A Linha 9 foi sabotada. Atiraram objetos nos trens e colocaram outros nos trilhos, além de cortarem os fios.

Quer dizer, uma greve criminosa foi completada com atos criminosos para parar o que estava funcionado e que é o melhor exemplo de que a iniciativa privada, num país como o Brasil, é a melhor solução para atender bem a população. 

Se alguém tem dúvida, tome um trem da Linha 4 e depois faça a baldeação para outra linha operada pelo Metrô. A diferença salta aos olhos no momento que se entra no vagão. As composições são apenas teoricamente semelhantes, não há comparação possível entre elas. Além disso, a Linha 4 funciona quando tem greve.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.