Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Outubro Rosa

Outubro, o Outubro Rosa, é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o mais comum e, no passado, o mais letal tipo de câncer que acomete as mulheres. Mas o câncer de mama não atinge somente mulheres, homens também são vítimas da doença que tem uma particularidade interessante: ele é o mesmo câncer que atinge os homens, o câncer de próstata. Este só atinge os homens porque, se homens e mulheres têm seios, as mulheres não têm próstata, o que as deixa com uma preocupação a menos. E não é pouca coisa.

No passado, o câncer de mama era devastador. Contraí-lo era quase que uma sentença de morte. Mas essa realidade mudou e segue mudando a passos rápidos, o que faz do câncer de mama o câncer com maior índice de cura entre os diferentes tipos da doença.

Atualmente, perto de 90% das pessoas que contraem o câncer de mama se curam dele. Ainda que o tratamento sendo pesado, perto de como era há duas ou três décadas, os procedimentos de hoje são quase que um carinho no paciente.

Mas o tranco ainda é forte. Quimioterapia não é brincadeira, a cirurgia da mama não é brincadeira, retirar linfonodos não é brincadeira e as aplicações de radioterapia não são brincadeira. 

O importante é saber que o câncer de mama tem cura na maioria dos casos em que é identificado precocemente. A coisa complica e pode ter resultados trágicos quando ele é descoberto em estágio mais avançado.

É imprescindível que o câncer de mama seja descoberto no princípio e para isso existe uma gama de testes que vão do auto toque à mamografia. Eles têm a capacidade de identificar a maioria dos casos ainda no início e aí mais de 90% das chances são a favor de quem tem o câncer de mama. Não deixe para depois o exame que você pode fazer hoje.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.