Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O passado é o passado

Tem gente que gosta de dizer que antigamente era melhor. Sem entrar no mérito, porque pode ser que sim, como pode ser que não, o passado é o passado e as lembranças são depuradas, então é mais fácil lembrar um tempo que é só nosso do que viver o tempo real que é o tempo da vida.

Já pensou que o passado dos nossos país também era melhor do que o presente e, provavelmente, o passado de nossos avós também foi melhor do que o seu presente, que foi o passado dos nossos país? 

Como o passado são lembranças e é mais fácil lembrar o bom do que o ruim, o passado traz em si uma carga de saudade que é só saudade e que não pode ser revivida porque está lá, escondida na bruma do tempo.

Quem não tem uma noite de lua cheia, uma música, uma festa, um dia especial para chamar de seu e guardar como um tesouro, no lado esquerdo do coração?

Faz parte da vida. É o que dá consistência à vida, fazendo da nossa história o complemento para o corpo, a alma e o espírito, numa soma boa que reforça cada passo e dá sentido para nossa história.

Cada um tem sua vida e sua história, cada um tem suas saudades, cada um tem momentos que se eternizaram na memória e permanecem vivos dentro da gente, só que nenhum deles volta para ser vivido de novo, porque estão no passado. Já foram vividos e agora são história.

Toque em frente, use o passado para te dar forças para tocar em frente. Acima de tudo, acredite que hoje dá pra fazer melhor do que ontem e que amanhã pode ser melhor do que hoje.

A vida não tem volta. A vida tem fim, pelo menos do jeito como a conhecemos. Não desperdice a vida tentando ressuscitar o passado. Não tem como. Use seu passado para viver o presente e curta cada momento.   

 Tem lua cheia todos os meses. Cabe a nós fazê-las mágicas.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.