Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As promoções dos shoppings centers

[Crônica de 11 de dezembro de 1998]

Todo fim de ano é a mesma coisa. os shoppings centers de São Paulo lançam promoções mirabolantes, para atrair o público e vender mais aproveitando a festa de Natal.

O Natal é, juntamente coma Páscoa, a única data antiga em que é hábito se dar presentes. As outras, incluídas o Dia das Mães e o Dia da Criança, são invenções recentes, a maioria de origem norte americana, criadas para aumentar as vendas das lojas e fazer circular a riqueza.

Mas existem natais e natais, alguns com crise, outros sem crise, sendo que estes últimos, no Brasil só existem nas histórias da carochinha e nas lendas indígenas, que nunca falaram do Natal. 

Na média, os natais brasileiros, faz muito tempo, descem escada abaixo, piorando ano após ano e custando proporcionalmente mais caro a cada Natal que passa.

Não tem jeito. Quando parece que vai, não vai. Falta um capítulo da lição de casa, e, como sempre acontece, é justamente esse que cai na prova, fazendo o país tomar bomba, mesmo com a imensa maioria da população dando um duro do cão para tentar arrastar a minoria que não estuda, que não passa e que arrasta os outros para o buraco.

É por isso que os shoppings centers precisam muita criatividade. Sem ela, eles ficam arriscados a não vender, ou a vender pouco, o que não acrescenta nada de bom à conta corrente de seus acionistas.

Acuados, com medo de um Natal pobre, resta-lhes inventar o impossível para buscar os clientes. E é isso que eles fazem com promoções tão disparatas como sortear barcos, ou aviões entre os felizes compradores que trocam suas notas fiscais por simpáticos cupons que lhes dão o direito de sonhar com barcos e aviões que é melhor não ganhar.

Isso mesmo, que é melhor não ganhar. Ou você já pensou no que fazer com um avião? Ou onde colocar um barco.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.