Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crônica 8000

Eu nunca pensei que chegaria neste número, mas cheguei. São oito mil crônicas levadas ao ar pela Rádio Eldorado, desde 1992. É um número impressionante. Tem amigo meu que diz que eu deveria entrar em contato com o Guiness, porque deve ser um recorde.

Eu não sei se é recorde, nem tenho intenção de entrar em contato com o livro dos recordes, mas fico impressionado, humilde e orgulhoso de chegar neste número. Se editasse todas as crônicas em livros de 200 páginas, seriam quarenta volumes. É coisa para ninguém colocar defeito.

Nelas tratei de praticamente tudo que pode ser levado ao ar pelo rádio. Tem temas que seriam considerados agressivos, outros impróprios para o horário e por aí vai. Então, as oito mil crônicas levadas ao ar são comportadas, não avançam no que não pode, até porque não é a proposta.

O que é importante dizer é que, sem os ouvintes, sem vocês, estas crônicas não teriam o menor sentido. Elas foram e são feitas para conversar com o ouvinte, trocar ideias, bater papo, discutir temas que, de uma forma ou de outra, mexem com nossa vida, interferem no dia a dia, nos deixam alegres ou tristes, ou mesmo indiferentes.

São Paulo é um universo interligado de todas as maneiras com o mundo. O que acontece aqui reflete lá longe e vice-versa. Todos os temas, todas as histórias, as alegrias, as tragédias, as vitórias e as derrotas passam pela nossa realidade e são tema da crônica, nem que seja de viés.

Governos bons vêm e passam, governos ruins vêm e passam. Faz parte do movimento cósmico que, com uma ordem que não entendemos, nos joga para um lado ou para o outro. Fazem parte das crônicas, como as histórias de amor, a lua cheia, os roubos e as chuvas de verão.

Muito obrigado a vocês, ouvintes da Rádio Eldorado. Sem vocês esta crônica não teria sido escrita.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.