Crônica 8000

Eu nunca pensei que chegaria neste número, mas cheguei. São oito mil crônicas levadas ao ar pela Rádio Eldorado, desde 1992. É um número impressionante. Tem amigo meu que diz que eu deveria entrar em contato com o Guiness, porque deve ser um recorde.

Eu não sei se é recorde, nem tenho intenção de entrar em contato com o livro dos recordes, mas fico impressionado, humilde e orgulhoso de chegar neste número. Se editasse todas as crônicas em livros de 200 páginas, seriam quarenta volumes. É coisa para ninguém colocar defeito.

Nelas tratei de praticamente tudo que pode ser levado ao ar pelo rádio. Tem temas que seriam considerados agressivos, outros impróprios para o horário e por aí vai. Então, as oito mil crônicas levadas ao ar são comportadas, não avançam no que não pode, até porque não é a proposta.

O que é importante dizer é que, sem os ouvintes, sem vocês, estas crônicas não teriam o menor sentido. Elas foram e são feitas para conversar com o ouvinte, trocar ideias, bater papo, discutir temas que, de uma forma ou de outra, mexem com nossa vida, interferem no dia a dia, nos deixam alegres ou tristes, ou mesmo indiferentes.

São Paulo é um universo interligado de todas as maneiras com o mundo. O que acontece aqui reflete lá longe e vice-versa. Todos os temas, todas as histórias, as alegrias, as tragédias, as vitórias e as derrotas passam pela nossa realidade e são tema da crônica, nem que seja de viés.

Governos bons vêm e passam, governos ruins vêm e passam. Faz parte do movimento cósmico que, com uma ordem que não entendemos, nos joga para um lado ou para o outro. Fazem parte das crônicas, como as histórias de amor, a lua cheia, os roubos e as chuvas de verão.

Muito obrigado a vocês, ouvintes da Rádio Eldorado. Sem vocês esta crônica não teria sido escrita.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.