Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É lenda ou verdade?

Reza a lenda que em janeiro o trânsito melhora. Pode ser que sim, pode ser que não. No passado, melhorava bastante. Agora, ninguém sabe direito. Os dados estão lançados, mas ainda não pararam de girar.

Façam suas apostas. Até eles pararem é possível apostar e a bolada pode ser boa, porque no ano novo o Anjo da Guarda começa sempre com o pé certo na frente.

Com certeza serão poucos ganhadores. Afinal, a CET teve todo o tempo do mundo para fazer os acertos que faltavam e parar tudo de uma vez por todas. 

Tem gente que vai dizer que não é bem assim, que ainda anda, mesmo que a passo de cágado. É só enrolação para acharem isso mesmo. De verdade, está tudo parado. Que o diga a hora e vinte minutos que eu levei da minha casa ao prédio do Estadão.

Quando o trânsito andava, esse percurso levava no máximo meia hora, em dia de caos nas ruas, que aconteciam, é verdade, mas com muito menos frequência. 

Como é começo de ano, pode ser que a sorte grande saia para você e o prêmio seja duas canecas de chope artesanal para espantar o calor e repor os líquidos que as ruas, com ar-condicionado do carro no máximo, arrancaram de seu corpo.

É verdade, em algum lugar no passado distante, quase no tempo que as onças e as sucuris comiam capivaras nas várzeas do Tietê, o trânsito da cidade andava e, apesar de um leve sufoco, as marginais eram vias expressas que te levavam de um lado para o outro. 

Depois foi mudando, no começo, lentamente pra, na sequência, acelerar e perder a vergonha de ser feliz, parando tudo cada vez com mais frequência. Se nestas férias vai parar ou andar nem o diabo sabe.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.